top of page
Agência de Viagens brasileira com alma e serviços cubanos para você vivenciar o melhor da ilha!

DESMISTIFICANDO CUBA
Confira abaixo pontos importantes e as principais dúvidas que sempre respondemos.
De antemão te garantimos:
Cuba é mais simples do que parece!
Pontos importantes
Talvez essa seja uma das maiores dificuldades de quem vai viajar para Cuba. Mas, por incrível que pareça, os deslocamentos internos na ilha são bastante simples. No entanto, por conta da pandemia alguns serviços ainda não foram retomados, inclusive os voos internos. Sendo assim, as melhores opções são os táxis ou ônibus.
Os deslocamentos em ônibus são feitos pela Viazul. A empresa pertence ao governo cubano e atende a maior parte das cidades. Nos trechos em que não há ônibus, é preciso combinar mais de uma linha ou, até mesmo, um táxi. As passagens podem ser compradas diretamente no site da empresa, via cartão de crédito. Para comprar e/ou saber os trechos atendidos, clique aqui.(https://viazul.wetransp.com)
Para quem deseja mais conforto, os deslocamentos podem ser feitos em táxi. Na Vou pra Cuba temos uma equipe de motoristas parceiros, todos devidamente registrados e regularizados pelo governo cubano. Nessa modalidade de transporte o motorista busca o viajante em seu local de preferência e deixa em seu local de destino. Também podem ser combinadas paradas durante o trajeto, city Tours e passeios.
Apesar da maioria dos voos internos estarem fora de operação no momento, há alguns destinos que são atendidos por empresas cubanas de aviação, como, por exemplo, o trecho Havana a Santiago de Cuba, uma das mais longas distâncias a serem percorridas.
Desde a unificação da moeda, em janeiro de 2022, as mudanças em Cuba têm sido constantes. Os cartões de crédito, por exemplo, que antes não tinham aceitação na ilha, agora, em alguns locais, são a única forma de pagamento disponível.
Por mais estranho que seja, afinal, Cuba vive sob um bloqueio americano há muitos anos, a dupla perfeita pra pagamentos na ilha no momento é formada por Cartão de Crédito e Dólares Americanos. Ficou confuso? Clique aqui (https://www.voupracuba.com.br/post/qual-moeda-levar-1)e saiba tudo em detalhes.
Pode e deve! Cuba possui um sistema médico bastante distinto do brasileiro e atua fortemente na medicina preventiva. Desse modo, tomar remédios nem sempre é a primeira solução dada pelos médicos cubanos. E, nos casos onde os medicamentos são necessários, é preciso de receituário para comprar.
Além disso, Cuba passa por uma crise bastante séria de desabastecimento que tem impedido alguns ítens, inclusive medicamentos, de chegarem na ilha. Por conta disso, é muito importante que cada viajante leve pra Cuba todo e qualquer remédio que possa precisar durante sua estadia.
Recomendamos também que, se possível, os viajantes levem medicamentos à mais para que possam ser doados, seja nas casas de hospedagem ou nos hospitais.
Dúvidas mais comuns
Mais uma pergunta bem pessoal, que depende de alguns fatores. Como se encontra no Caribe, Cuba tem as estações contrárias às nossas. Por exemplo, em Julho temos inverno no Brasil e verão em Cuba. Antigamente chovia muito no mês de julho, hoje em dia não chove mais tanto. Assim como a incidência de furacões e tornados, que antes tinham maior ocorrêcia no verão cubano e, agora, já não tem mais como prever com exatidão. Prova disso é que em janeiro de 2023, houve um tornado bastante agressivo que terminou com a plantação de tabaco e deixou a região de Piñar del Rio mais de um mês sem luz. Então, afinal, quando é a melhor época? Nós arriscamos dizer que são os meses de primavera e outono, assim você correrá menos riscos de alteração de temperatura, chuvas, tornados e furacões. Mas, deixamos claro, não é uma certeza! De qualquer modo, os meses de abril, maio, outubro e novembro tendem a ser muito tranquilos e, por isso, são nossos favoritos.
Apesar de depender muito do perfil de cada viajante, utilizamos uma média de gastos entre nossos viajantes para fazer a recomendação. Os mais econômicos gastam cerca de U$ 20 a U$30 por dia e os mais despreocupados, cerca de U$ 50. Esse valor para viagens a partir de duas pessoas, considerando refeições, deslocamentos e pequenos gastos. É possível gastar menos? Sim! Tudo depende das suas escolhas e programação diárias.
Sabemos que existem diversos sites que se propõem a reservar casas particulares em Cuba mas, nós não indicamos! A razão é muito simples: quando fazemos reservas via sites não oficiais de Cuba, os donos das casas, ou seja, os anfitriões, pagam taxas e recebem um valor menor pela hospedagem. Por isso nós, da Vou pra Cuba, fazemos nossas reservas diretamente com os donos das casas e não cobramos qualquer comissionamento. Tanto assim que os pagamentos das casas reservadas conosco são feitos diretamente em Cuba. E como reservar? Entre em contato conosco que nós buscamos casas disponíveis nas suas data de preferência e enviamos as opções para você.
Trabalhamos com todos os hotéis e resorts existentes em Cuba. Então, caso deseje, podemos te auxiliar. Se preferir, você pode fazer a reserva diretamente nos sites dos hotéis e resorts. Contudo, é preciso lembrar que, por se tratar de uma compra internacional, você irá pagar em Dólares Americanos e terá a taxação de 6,98% de IOF. Reservando conosco, além de você ter atendimento em caso de qualquer necessidade, os pagamentos serão feitos em Reais e poderão ser parcelados, sem juros, via boleto ou cartão de crédito.
bottom of page

