top of page

Vou ficar sem internet em Cuba?

Não! De forma alguma! Ao contrário do que muitos pensam, tem internet em Cuba! A velocidade e a qualidade da conexão não são as mesmas que estamos acostumados no Brasil. Mas sim, há formas de você ficar conectado durante sua viagem sem precisar gastar com Roaming.



​Nós, da Vou pra Cuba, precisamos estar sempre conectados. E, somos sinceros em afirmar que, mesmo com certa lentidão em alguns momentos, não ficamos sem conexão. Nem mesmo nos locais mais afastados. A única dificuldade é nas estradas, mas esses costumam ser locais de difícil navegação em qualquer país.   Para que você entenda melhor como funciona a internet em Cuba, preparamos alguns tópicos: WI-FI

Atualmente todos os hotéis oferecem acesso Wi-Fi aos hóspedes. No entanto, nem todos oferecem o serviço gratuitamente. Há também os que não cobram pelo serviço mas limitam o tempo de acesso do hóspede. Independente do tipo de serviço oferecido, é importante dizer que a internet Wi-Fi dos hotéis não é muito veloz. No caso dos resorts, principalmente próximo à praia, a conexão é bastante fraca e instável. Fora dos hotéis, redes Wi-Fi estão disponíveis em alguns restaurantes e também em algumas casas particulares. Nos parques e praças tem conexão, mas é preciso o cartão de internet para conectar.


CARTÃO DE INTERNET​

Os cartões pré-pagos têm o custo de U$ 1 por cada hora de internet e são vendidos em diversos locais, inclusive no aeroporto. Apesar de ser válido por uma hora, a conexão não necessariamente precisa ser pelo tempo integral. Ou seja, você pode desconectar e continuar usando depois, até completar uma hora de uso, quando a conexão será encerrada. Para conectar através do cartão pré-pago, basta seguir as instruções contidas no verso do cartão. Para usar essa modalidade de internet, você precisará se conectar a uma rede Wi-Fi. Ou seja, ele não funciona em qualquer lugar.

  CHIP TEMPORÁRIO

Para essa modalidade há duas opções: você pode comprar um chip presencialmente em uma loja da Etcsa (a cia cubana) ou comprar pela internet e retirar no balcão do aeroporto, logo após realizar os procedimentos de entrada em Cuba. Em ambos os casos, a instrução é que o novo chip substituído por seu chip brasileiro, ainda que seu telefone celular tenha capacidades para dois chips, para evitar algum conflito de redes e cobranças desnecessárias em sua linha. A diferença entre ambos está no valor cobrado. Na loja da Etcsa você terá o valor calculado de acordo com o tempo de permanência em Cuba. Na internet o valor é fixo. Na hora de colocar mais créditos, a cobrança também é diferente. Na loja da Etcsa o custo é bem inferior ao cobrado pela internet. E não, quem compra o chip na internet não pode recarregar presencialmente na loja. E como decidir qual comprar? Depende muito de pessoa pra pessoa. O lado bom de comprar na loja da Etcsa é que você paga menos, mas você precisa se deslocar até uma loja e corre o risco de não ter chip disponivel. Já na internet você tem a comodidade de sair do aeroporto conectato, porém, paga um valor mais alto por isso. Para comprar online, basta clicar aqui. Importante: não temos qualquer vínculo com esse serviço, é apenas um link externo para compra!


ROAMING

Essa é uma novidade! Até bem pouco tempo atrás eram raras as pessoas que conseguiam conexão em Cuba com seus chips brasileiros. A mudança é do início de abril, quando a Vivo passou a funcionar e, para espanto de muitos, com uma conexão bastante satisfatória. Por enquanto, oficialmente, as demais operadoras de telefonia permanecem sem funcionamento em Cuba, independente do plano de roaming do usuário. Para usar seu chip Vivo, você precisa ter o plano Mundo ou América Latina. Nós, da Vou pra Cuba, utilizamos por 22 dias entre os meses de abril e maio e não temos reclamações quanto a velocidade. No entanto, a cobertura é diferente dos chips oferecidos pela telefonia cubana. Houveram momentos, principalmente no interior, em que o chip da Vivo estava sem qualquer sinal e o chip cubano com 3G. Agora que você já sabe todas as formas de conexão disponíveis em Cuba, basta escolher a que melhor atende suas necessidades!

Texto: Raquel Verardi Gehl - MTB 15002 Atualizado em 22 de maio de 2024

留言


bottom of page