Tenho uma viagem para Cuba, devo cancelar?
- há 2 dias
- 4 min de leitura
Não!
Sim, dessa forma firme e direta. Afinal, nos sentimos totalmente seguros em, mesmo diante das dificuldades, manter nossos serviços e aconselhar os viajantes a embarcarem para Cuba. Neste momento, inclusive, temos viajantes na ilha e, todos eles, estão sendo atendidos sem qualquer problema. Alguns ajustes precisaram ser feitos? Sim! Mas, sem atrapalhar em nada o roteiro e a experiência de cada um.
Entendemos perfeitamente que esse é um momento de apreensão e muitos "e se" passam pela cabeça de quem tem uma viagem agendada! E se meu voo for cancelado? E se o hotel fechar? E se faltar combustível? E se a situação piorar? Entre outros. No entanto, infelizmente, nós não temos como ter respostas antes que, de fato, cada situação ocorra. Até mesmo porque, na realidade, qualquer país pode, de repente, vivenciar uma situação emergencial. E, até o presente momento, todos os serviços em Cuba estão sendo realizados.
Então, para deixar você mais tranquilo em viajar pra Cuba, preparamos alguns tópicos importantes:
- SOBRE HOSPEDAGENS
Para não desperdiçar insumos e energia, algumas redes hoteleiras têm optado por “juntar” seus viajantes em algum hotel específico. Mas, em geral, os hotéis e resorts seguem funcionando em todas as cidades e recebendo viajantes.
Como saber se houve alguma mudança? Se você fez sua reserva via agência de viagens, provavelmente será comunicado. Se você fez sua reserva direto via site, os hotéis estão informando a mudança no e-mail cadastrado. Se você é nosso viajante, receberá a informação via e-mail e também WhatsApp.
Em relação às casas particulares, podemos responder pelas casas que trabalhamos: todas estão se readequando às necessidades do momento. Ou seja, providenciando geradores e/ou painéis solares. No quesito alimentação, nada mudou. Seguem servindo saborosos cafés da manhã: pão, ovos, frutas, suco e café.
- SOBRE TRANSPORTES
É impossível dizer que nada mudou. Afinal, Cuba está com uma dificuldade ainda maior de obter combustível e, neste momento, não há como seguir a vida normalmente. Por isso, algumas mudanças e sugestões vêm sendo feitas como, por exemplo, trocar o deslocamento em carro privativo por trajetos compartilhados. Também foram criadas mais linhas internas de ônibus que estão cobrindo toda a ilha, de ponta a ponta, de Havana e Santiago de Cuba. Portanto, sim, é possível manter seu roteiro de viagem.
Aliás, aqui vale uma ressalva importante: dê preferência para transportes legalizados e cadastrados para trabalhar com turismo. Desse modo você poderá viajar mais seguro e terá garantias de que o transporte contratado será, de fato, realizado.
No que diz respeito aos voos, a única empresa que segue voando para Cuba saindo do Brasil é a Copa Airlines. Como a conexão entre Havana e Panamá leva apenas 2h30, não há qualquer inconveniente em manter os voos. Afinal, a Copa pode facilmente reabastecer no Panamá antes de continuar a viagem para os diversos destinos brasileiros após a parada no Panamá. Os voos seguem ocorrendo normalmente, sem qualquer intercorrência.
Importante: A Latam já havia informado, desde outubro, que pararia com os voos. Com a situação dos combustíveis e a necessidade de readaptar a rota, a cia aérea apenas adiantou em alguns dias o encerramento dos voos que já estava programado. Se você tinha um voo com a Latam para Cuba, deve solicitar o reembolso ou remarcar sua viagem com os voos da Copa, caso a opção seja oferecida pela Latam.
- SOBRE PASSEIOS
Nossos guias continuam trabalhando com dedicação, cuidado e muito profissionalismo para que você conheça a realidade e a história cubana. Eles seguem atendendo e respeitando o momento atual. Museus e espetáculos também estão abertos. Alguns com revezamento de dias e/ou horários, visando diminuir o desperdício de energia elétrica e também o deslocamento dos trabalhadores. Por isso, sempre busque se informar antes de programar alguma visita.
- SOBRE ALIMENTAÇÃO
Com a dificuldade de locomoção, é comum que haja uma certa dificuldade de abastecimento em itens específicos. Isso não significa que você irá passar fome durante sua viagem a Cuba. Os restaurantes continuam abertos!
Em tempo: sempre gostamos de frisar aos nossos viajantes que um resort em Cuba, por exemplo, não tem a mesma variedade e fartura que um resort em outros locais do mundo. É preciso lembrar que a ilha sofre um duro bloqueio econômico há mais de 60 anos e isso afeta (e muito) o acesso dos cubanos à diversos itens. Portanto, o que se vê agora é um endurecimento da realidade há muito já vivida.
- COM TUDO ISSO, POR QUE MANTER MINHA VIAGEM?
Poderíamos dizer "porque você será parte de um momento histórico de resistência" ou "porque estão sendo feitos todos os esforços para que as viagens sejam realizadas" ou ainda "porque Cuba precisa muito manter sua economia ativa e o turismo é a maior fonte de renda nesse momento". Mas, na verdade, acreditamos que você deva manter sua viagem para ver de perto a realidade de um povo que não se entrega e que não perde sua alegria. Que mesmo diante de tantas dificuldades, acredita em um amanhã melhor e conta, com orgulho, sua história aos seus visitantes. Uma ilha pequena em território mas de uma grandeza gigante, com belas praias e com uma arquitetura incrível. Que possui museus super bem conservados e te convida, à todo o instante, a viver e a experimentar, seja através da sua música, através da sua gastronomia ou através da sua gente.
Quer ir pra Cuba? Nos chama! Estamos aqui, prontos para te atender e te apresentar a realidade cubana!
Texto: Raquel Verardi Gehl - MTB 15002
Escrito em 20 de fevereiro de 2026




