top of page

Plaza Vieja: pura história


Prédios históricos e museus na Plaza Vieja, em La Habana, Cuba
Plaza Vieja, uma das mais belas de Havana

Considerada a principal praça pública de Havana até o século XIX, a Plaza Vieja é rodeada de edifícios históricos. O mais importante deles é a Casa del Conde Zaruco, antiga residência de Condessa de Merlin, famosa escritora cubana que mais tarde se tornou cidadã francesa. Atualmente, a casa abriga exposições de arte.


Esse é um dos meus lugares preferidos em Habana Vieja! Um lugar aberto, com grande concentração de cubanos e de prédios bacanas para visitar. No centro da praça há uma fonte projetada em 1796. Aos finais de semana o local serve de cenário para books de jovens debutantes que desfilam seus vestidos coloridos e volumosos.


De todos os prédios que se podem se visitar eu destacaria dois:


Fototeca de Cuba

Inaugurada em 1986, tem por objetivo armazenar e conservar fotos e documentos históricos do País. É famosa também por promover exposições de artistas locais e internacionais.


Museo Numismático

Parte integrante da Oficina del Historiados de la Ciudad, é o único museu no mundo a dedicar-se ao estudo de moedas e medalhas. Conta com um acervo de mais de 170 mil peças, distribuídas em três salas expositivas: Transitória, Medalhística e Circulante Monetário. Texto e foto: Raquel Verardi Gehl

bottom of page