Plaza de la Revolución e Memorial José Martí

Com o triunfo da Revolução Cubana todas as cidades ganharam uma praça para ser centro político de cultural. A elas foi dado o nome de Plaza de la Revolución. Em Havana está a principal delas.


A praça é mundialmente conhecida pelas esculturas de bronze de Che Guevara - gravada na fachada do Ministério del Interior acompanhada da célebre frase "Hasta la victoria siempre"-, e de Camilo Cienfuegos - gravada na fachada do Ministerio de Informatica y las Comunicaciones com os dizeres "Vas bien Fidel". Ambas as esculturas possuem o mesmo tamanho e material e foram criadas pelo artista plástico Enrique Ávila.



Palco de discursos de Fidel Castro e de grandes eventos, a praça é rodeada pelo Museo Postal Cubano, o Palácio de la Revolución, o Teatro Nacional e a emblemática construção do Memorial José Martí, essa última a minha predileta. Justamente por considerá-la imperdível vou contar um pouco sobre ela.


Memorial José Martí

Inaugurado em 1996 o memorial possui uma torre de 109 metros de altura representando uma estrela de cinco pontas e uma fachada suntuosa com uma estátua de 18 metros de altura de José Martí. Considerado o prédio mais alto da cidade, oferece uma vista panorâmica de toda a cidade a partir do alto da torre. Em seu interior pode-se conhecer um pouco mais sobre a vida e obra de José Martí, conhecido como o homem das ideias de Fidel Castro, visto que os passos da revolução foram baseados em seus ideias e manuscritos. Não é permitido tirar fotos no local, mas acredite, se você tem interesse em conhecer mais sobre Martí, você precisa passar por aqui!


Serviço:

Onde? Calle Paseo y Ave. Independencia - Plaza de la Revolución.

Horário de funcionamento: Diariamente, das 9h às 17h.

Informações: (7) 8820906