top of page

Los puros cubanos!

Mundialmente famosos os charutos cubanos agradam os consumidores mais exigentes. Dentre as marcas mais conhecidas estão Cohiba, Romeo y Julieta e Monte Cristo. Bastante tradicionais cada marca carrega consigo uma história!

Bem menos famosos mas também feitos de uma forma totalmente artesanal estão os charutos dos produtores em Viñales, região de Piñar del Rio, onde são plantadas as melhores folhas de tabaco cubano.

Casa de secagem de tabaco cubano
Casa de secagem das folhas de tabaco já na fase final de secagem

Viñales por si só já vale uma visita. Há na cidade diversas cavernas abertas à visitação, em uma delas inclusive é possível fazer um passeio de bote por seu interior, muitos espaços junto à natureza e uma sensação única de vida simples e interiorana. Mas isso é assunto para outro post.


Voltando aos tabacos, para conhecer as plantações e ver de perto como os produtores fazem seus charutos, uma boa opção é fazer um passeio a cavalo. Durante o passeio é possível ver os mongotes (como são chamadas as montanhas), diversas plantações, criações de animais, além de conhecer várias famílias da região.


Passeio a cavalo em Viñales, Cuba
Passear a cavalo em Viñales é uma experiência enriquecedora

O ponto alto do passeio fica por conta da visita à casa de um produtor que mostra como é feito todo o processo de colheita, secagem e preparação das folhas de tabaco para a montagem dos charutos. O resultado são bons puros de origem familiar e carregados de história.

Produtor de tabaco com folhas secas
Produtos explica o processo de plantio, colheita e secagem das folhas de tabaco

Ficou curioso? Que tal aproveitar e dedicar um dia da sua viagem para visitar Viñales? Além de se surpreender com a paisagem da região, esse é um presente bastante original para trazer para amigos e familiares. #Viñales#Charuto#PuroCubano#ProduçãoArtesanal#Cuba#VoupraCuba Texto e fotos: Raquel Verardi Gehl

bottom of page