top of page

Fim de tarde musical em Santa Clara

Era fim de tarde quando notei a presença dos músicos. Logo vieram os primeiros acordes. Curiosa, fiquei esperando para ver. A praça estava muito movimentada, cubanos e turistas tomavam cerveja, conversavam e aproveitavam o sinal wi-fi (excelente, aliás). Ao anoitecer ouvi sons de violino e um silêncio tomou conta da praça... era o Hino Nacional de Cuba.


Parque Leoncio Vidal em Santa Clara, Cuba, com o coreto ao fundo.
O belo e preservado coreto de Santa Clara é um convite para belas fotos no Parque Leoncio Vidal

Confesso, fiquei tão extasiada que perdi o momento. Não consegui gravar. As pessoas levantaram para ouvir o hino, algumas colocavam a mão no peito em sinal de respeito, e todas, absolutamente todas, sabiam cantar o hino e se posicionaram respeitosamente. Era nítida a emoção nos olhos de cada um. Jovens, crianças, adultos e idosos, todos. Foi um momento lindo e divido com vocês um pouco desse belo espetáculo ao ar livre.


Em tempo, peço desculpas pelos movimentos, mas estava andando com o celular na mão e precisando desviar de muita gente! De qualquer forma, o que vale é a boa música e essa excelente iniciativa dos músicos cubanos! Texto, vídeo e foto: Raquel Verardi Gehl

bottom of page