top of page

Declaración del Viajero: como preencher

Há alguns meses, tornou-se obrigatório o preenchimento da Declaração do Viajante para entrar em Cuba. O objetivo é agilizar os procedimentos imigratórios na ilha. Nós já falamos dela aqui, na listagem de documentos requiridos. A Declaración del Viajero deve ser preenchida pelo próprio viajante e fica disponível entre 72h e 48h antes da data da viagem. Apesar dos dados solicitados serem bastante simples, o documento gera dúvidas frequentes quanto ao seu preenchimento. Por isso, criamos um passo-a-passo para auxiliar nossos viajantes. 1) Para acessar a declaração, clique aqui 2) Na página inicial, clique em "Crear formulario"


3) No formulário, você terá a opção de preencher todos os dados solicitados ou apenas os ítens obrigatórios, identificados por (*) Em "Primer Apelido" você deve inserir o seu primeiro sobrenome. Esse é o sobrenome obrigatório em Cuba, onde as pessoas são identificadas, via de regra, pelo sobrenome materno e não paterno, como no Brasil. Após preencher os dados, clique em "Siguiente".



4) Após os dados pessoais, é o momento de preencher as informações referentes à sua viagem. Nessa etapa, deverão ser informados os dados do voo de chegada a Cuba. Em "País orígen del viajero" deverá ser informado seu país de origem e não o de escala. Ou seja, se você embarcou para Cuba no Brasil, seu pais de origem é Brasil. Se você estava em viagem por outro local como, por exemplo, um stop over no Panamá, então seu país de origem será o país onde você estava. Em "Motivo de Viaje", selecione "Turismo". Com os dados todos preenchidos, clique em "Siguiente".


5) Na parte de "Información Sanitária" o objetivo é saber onde você estará hospedado. Se você é turista, deverá optar por "Casa renta" ou "Hotel". A informação é referente à sua primeira hospedagem em Cuba. Depois de preencher, clique em "Siguiente".



6) Por fim, estão as informações aduaneiras. É nessa etapa que você deve declarar algum bem que por ventura esteja levando e não seja bens pessoais, bem como se vai entrar em Cuba com valor físico (notas) acima de U$ 5 mil ou seu valor equivalente em MLC, ou seja, moedas estrangeiras. Além disso, caso esteja levando alguma bagagem por outra pessoa, é importante que registre isso no ítem "Equipaje no acompañado". FInalizada essa parte, basta clicar em "Siguiente".



7) Pronto! Sua Declaración del Viajero foi enviada com sucesso. Você receberá um código de confirmação e é importante que guarde pois, caso seja necessário editar alguma informação, você precisará dele e do número do seu passaporte. Não é necessário imprimir, mas nós recomendamos sempre levar tudo impresso para evitar qualquer problema. Afinal, seu celular poderá descarregar e você ficar sem o documento.


A Declaración del Viajero será apresentada por você no seu desembarque em Cuba. Esse é o primeiro documento a ser conferido e a conferência é feita através do QR-Code que irá constar na própria declaração.


Ficou com dúvidas? Durante todo o processo de preenchimento você pode "rolar" a página para baixo e conferir as "Preguntas Frecuentes".


Boa viagem!


Texto: Raquel Verardi Gehl - MTB 15002 Escrito em 10 de junho de 2024





Comments


bottom of page