Castillo de Jagua: um passeio diferente

Eu já disse aqui que Cienfuegos não é um lugar daqueles inesquecíveis para mim. Apesar de ter lembranças muito bacanas de lá, a cidade ainda não me conquistou! Mas voltarei outras vezes para degustar a comida divina do Aché e também para fazer um passeio de barco super bacana que leva ao Castillo de Jagua!

Travessia de barco em Cienfuegos
O brilho do sol na água confere à paisagem cores únicas

Sei que existem outras formas de chegar até lá, inclusive com barcos modernos. Mas, ao meu ver, o charme desse passeio está em justamente entrar no clima e fazer a travessia em uma pequena balsa junto com os cubanos. No dia em que fiz esse passeio só havia eu e meus amigos de turista. O restante eram cubanos indo ou voltando para casa.

Criada com o intuito de proteger a região dos ataques dos piratas jamaicanos o Castillo de Jagua tornou-se o mais importante de Cuba no século XVIII. De lá pra cá a fortaleza já passou por diversos reparos, mas manteve o fosso e a ponte levadiça originais.


Bandeira de Cuba tremulando no Castillo de Jagua
A fortaleza, apesar de pequena, proporciona uma vista privilegiada

Há em torno do local uma lenda bastante conhecida sobre uma mulher vestida de azul que todas as noites assombrava os guardas. Diz-se, inclusive, que um dos guardas teria sido encontrado desacordado segurando um pedaço de pano azul nas mãos. A história, no entanto, nunca foi confirmada.


Se a lenda é verídica ou não eu não sei, mas posso afirmar que a vista é incrível! Texto e fotos: Raquel Verardi Gehl