• Robson Gehl

Castillo de Jagua: um passeio diferente

Eu já disse aqui que Cienfuegos não é um lugar daqueles inesquecíveis para mim. Apesar de ter lembranças muito bacanas de lá, a cidade ainda não me conquistou! Mas voltarei para dar uma segunda chance, degustar a comida divina do Aché e também para fazer um passeio de barco super bacana que leva ao Castillo de Jagua!

Sei que existem outras formas de chegar até lá, inclusive com barcos modernos. Mas, ao meu ver, o charme desse passeio está em justamente entrar no clima e fazer a travessia em uma pequena balsa junto com os cubanos. No dia em que fiz esse passeio só havia eu e meus amigos de turista. O restante eram cubanos indo ou voltando para casa.


Criada com o intuito de proteger a região dos ataques dos piratas jamaicanos o Castillo de Jagua tornou-se o mais importante de Cuba no século XVIII. De lá pra cá a fortaleza já passou por diversos reparos, mas manteve o fosso e a ponte levadiça originais.

Há em torno do local uma lenda bastante conhecida sobre uma mulher vestida de azul que todas as noites assombrava os guardas. Diz-se, inclusive, que um dos guardas teria sido encontrado desacordado segurando um pedaço de pano azul nas mãos. A história, no entanto, nunca foi confirmada.

Se a lenda é verídica ou não eu não sei, mas posso afirmar que a vista é incrível!

O Castillo de Jagua está localizado em uma vila pesqueira. Para chegar até o local é necessário pegar uma balsa no Terminal de Balsas Muelle de la Patana, na Avenida 46, também conhecida como La Mar. O passeio de balsa custa 1 CUC o trecho e a visita a fortaleza tem o custo de 5 CUC.

IMPORTANTE: se você pretende fazer esse passeio é imprescindível o uso de repelente! Por ser um lugar afastado e cercado por água e natureza a quantidade de mosquitos é enorme!

  • Facebook
  • Instagram

SOBRE NÓS

Me chamo Raquel. Sou jornalista e apaixonada por Cuba. Visitei a ilha pela primeira vez em 2009, voltei várias vezes e estou sempre planejando desembarcar novamente por lá. Meu intuito é auxiliar a todos aqueles que queiram desbravar esse lugar maravilhoso, independente do seu perfil e preferências. Para isso compartilho por aqui dicas de viagem e informações para quem deseja visitar a ilha, além de minhas próprias vivências e percepções. Ofereço também assessoria para elaborar roteiros, emitir passagens, selecionar hospedagens e documentação necessária. Tudo para tornar a viagem a Cuba tranquila e apaixonante!

@Todos os direitos de texto e imagem reservados a Raquel Verardi Gehl.                                                                 CNPJ 21.262.671/0001-09