Qual moeda levar?

Não tem jeito, quando pensamos em Cuba uma das primeiras dúvidas que surgem é: qual moeda devo levar? Bem, apesar de não fazer parte da Europa e do Dólar americano não ser mais taxado, a melhor opção para levar segue sendo o Euro.

Dólares americanos e Euros expostos.
Dólar? Euro? Afinal, qual a melhor moeda para levar para Cuba?

Dai você pensa, mas se o Dólar americano não é mais taxado, por que é melhor levar Euros? É simples, porque o Euro é mais bem aceito no mercado paralelo. Ou seja, em diversos lugares você poderá usar seus Euros para fazer o pagamento direto e, como explicamos aqui, por uma conversão bem mais atrativa.

Ao chegar em Cuba a dica é fazer câmbio aos poucos, pois fora de Cuba o Peso Cubano não tem validade alguma. E, caso seja preciso trocar novamente os Pesos Cubanos por Euros ou Dólares no final da viagem, você certamente perderá bastante na conversão!


Há também dúvidas sobre cartão de crédito ser ou não aceito. Bom, desde que seu cartão tenha bandeira Visa (em alguns bancos MasterCard também é aceito) e não seja emitido por algum banco americano você poderá utilizá-lo para saque nos caixas eletrônicos cubanos. Mas, lembre-se, a operação acarretará custos extras, como IOF e taxas bancárias, além de você estar sujeito à cotação da operadora de crédito no momento do fechamento da sua fatura.


Infelizmente os cartões são raramente aceitos para pagamento. Alguns casos são os hotéis maiores, como Habana Libre e Hotel Nacional, e a empresa de transporte que liga as cidades, a Viazul, ou algumas empresas. Fora isso, o melhor segue sendo o bom e velho dinheiro em espécie! Texto: Raquel Verardi Gehl