Heróis da Revolução Cubana - Camilo Cienfuegos (6/2/1932 - 28/10/1959)

Neste mês de fevereiro, Cuba homenageia um dos ícones mais carismáticos da sua revolução. Companheiro inseparável de Ernesto Che Guevara, Camilo Cienfuegos era um jovem de origem simples, que conquistou os corações do povo cubano com sua grande disposição para a luta e para a construção de um novo país sob novos paradigmas:


“Se na guerra empunhamos os fuzis, hoje estamos dispostos a pegar as enxadas para semear a terra, para que esta nossa terra produza o que precisamos, para que Cuba cresça, floresça, para que a reforma agrária seja um exemplo para os demais países irmãos, para sairmos da miséria em que vivemos durante mais de 50 anos.” - Camilo Cienfuegos.



A maioria das imagens que restaram de Camilo demonstra o que eram as suas marcas, o largo sorriso, a simpatia, a humildade. Nascido em Havana, em 1932, este herói é lembrado pelos cubanos todo dia 6 de fevereiro, seu aniversário, e também em 28 de outubro, data de seu misterioso desaparecimento. Em 1959, nove meses depois da revolução, o avião em que Camilo estava enfrentou uma forte tempestade, e tudo indica que tenha caído no mar. Seu corpo e os destroços da aeronave nunca foram localizados.

Conhecido como Herói de Yaguajay e o Senhor da Vanguarda, Cienfuegos foi comandante do Exército Rebelde e depois Chefe do Estado Maior. Algumas instituições levam seu nome, como a Universidade Camilo Cienfuegos, na província de Matanzas. Outra curiosidade: nas escolas militares, os estudantes são chamados de “camilitos".


Com sorriso fácil, Camilo cativava todos à sua volta. Não há, em toda a Cuba, quem fale algo de ruim a seu respeito. Tido como modelo de filho, de trabalhador, de revolucionário e de ser humano, Camilo Cienfuegos entrou no rol das figuras cubanas inesquecíveis por suas ações e seu carisma.

O que falam as lideranças sobre Camilo Cienfuegos:

"Nos unimos a la celebración que embarga al hermano pueblo de Cuba, en el 87º aniversario del natalicio del Héroe de Yaguajay, Camilo Cienfuegos, hombre de palabra y de espíritu irreverente, expresión viva del pueblo humilde. Patriota, Valiente y Corajudo. ¡Camilo Vive!" - Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, em seu perfil no Twitter no dia 6/2/2019.


"Camilo era um homem que amava tarefas difíceis; Poderíamos dizer que ele era um homem que amava as dificuldades, que sabia como enfrentá-los e era capaz de realizar proezas nas circunstâncias mais incríveis." - Fidel Castro.

“O que nos atraiu mais em Camilo, foi o que também chamou a atenção de todo o povo de Cuba: seu jeito de ser, seu caráter, sua alegria, sua franqueza, sua disposição em todo momento, em oferecer sua vida, em enfrentar os maiores perigos com muita naturalidade e total simplicidade. Sem se gabar nem um pouco de seus valores e sua sabedoria. Sempre sendo o companheiro de todos, quando a guerra acabou, ele era indiscutivelmente o mais brilhante de todos os guerrilheiros.” - Ernesto Che Guevara.

Fotos: Divulgação e Alberto Korda


​​

  • Facebook
  • Instagram

SOBRE NÓS

Me chamo Raquel. Sou jornalista e apaixonada por Cuba. Visitei a ilha pela primeira vez em 2009, voltei várias vezes e estou sempre planejando desembarcar novamente por lá. Meu intuito é auxiliar a todos aqueles que queiram desbravar esse lugar maravilhoso, independente do seu perfil e preferências. Para isso compartilho por aqui dicas de viagem e informações para quem deseja visitar a ilha, além de minhas próprias vivências e percepções. Ofereço também assessoria para elaborar roteiros, emitir passagens, selecionar hospedagens e documentação necessária. Tudo para tornar a viagem a Cuba tranquila e apaixonante!

@Todos os direitos de texto e imagem reservados a Raquel Verardi Gehl.                                                                 CNPJ 21.262.671/0001-09