top of page

Onde e por qual cotação fazer câmbio?

Sem dúvida, uma das perguntas mais frequentes. Afinal, qual o câmbio real aceitável em Cuba? Com tantas informações divergentes na internet, é normal que o viajante fique confuso. Mas, na verdade, o câmbio de moedas em Cuba é algo bastante simples.

Ao pesquisar no Google nos deparamos com uma cotação totalmente fora da realidade. Esse é o primeiro ponto que precisamos esclarecer. Porém, infelizmente, com o aumento da inflação, não podemos falar em um valor fixo como cotação real. Então, como saber qual o valor justo? Informando-se, principalmente, nas casas particulares e nos restaurantes. Afinal, esses locais, diariamente, atualizam o câmbio com base nos valores praticados nas ruas. E aqui vale uma ressalva: JAMAIS faça câmbio nas ruas! Além de ser ilegal, você não está livre de sofrer pequenos golpes. Sim, Cuba é um país seguro, mas os famosos "batedores de carteira" estão em qualquer lugar do mundo, infelizmente. Voltando ao tema da troca de Dólares ou Euros por Pesos Cubanos, você pode optar por fazer câmbio nas Cadecas (casas de câmbio oficiais), bancos ou diretamente com cubanos da sua confiança. O que nós indicamos? - Se você estiver hospedado em casas particulares, dê preferência por fazer câmbio com seu anfitrião - Se você estiver hospedado em hotéis, poderá optar por fazer câmbio no balcão do hotel ou com prestadores de serviços (restaurantes são uma boa opção) E qual a diferença entre fazer câmbio nas Cadecas e nas casas particulares ou no comercio? A cotação! Enquanto nas Cadecas a cotação fica por volta de U$ 1 = $ 110 e € 1 = $ 130, nas casas e no comércio em geral os valores têm girado em torno de U$ 1 ou € 1 = $ 290 a $ 330, a depender do dia e da cidade.

Ainda tem dúvidas sobre moeda? Clique aqui e leia nosso post completo sobre o tema e descubra qual melhor moeda levar!

Texto e foto: Raquel Verardi Gehl - MTB 15002 Escrito em 19 de junho de 2024 *Foto de nota antiga e comemotativa de Peso Cubano

Comments


bottom of page