Havana de outro ângulo

Muito comum em diversas partes do mundo, o famoso ônibus turístico hop-on hop-off também está presente em Cuba. Apesar de remeter a ideia de um passeio bastante comercial, essa é uma ótima opção para conhecer Havana, tanto pelo amplo trajeto quanto pelo valor da passagem.

Habana Bus Tour. Ônibus turístico em Cuba. Ônibus turístico em Havana.
Com o sisttema hop-on hop-off é possível descer em quantas paradas desejar ao longo do trajeto

A primeira vez em que ouvi falar do Habana Bur Tour, confesso, estranhei muito. Afinal, como um passeio tão comercial poderia se encaixar em Cuba, um lugar tão peculiar. Mas, para minha surpresa, o passeio vale muito a pena! Tanto que todas as vezes em que volto a Havana faço questão de fazer uma volta completa. O passeio inicia pelo Parque Central, em Centro Habana, quase em frente ao Gran Teatro de La Habana e ao Capitólio de La Habana, e vai até o bairro de Miramar. E aí justamente é que começam as vantagens de embarcar no ônibus turístico. Miramar é um bairro do município Playa. É lá que estão localizadas as maiores mansões de Havana. Onde, antes da Revolução Cubana, viviam as famílias mais abastadas. Atualmente, as casas foram transformadas em pontos comerciais ou diplomáticos, como alguns dos principais consulados e embaixadas. Em Miramar estão também os hotéis mais luxuosos de Havana.


Acuário Nacional de Cuba. Frente do Aquário de Cuba. Cuba.
O Acuário de Cuba, localizado em Miramar, exibe, diariamente, espetáculos com golfinhos e leões marinhos

O ônibus passa ainda por alguns dos principais pontos turísticos de Havana, como a Plaza de la Revolución e o Castillo de la Real Fuerza, entre outros. E apesar de, ao fazer a volta completa, passar por alguns locais novamente, vale muito a pena. Principalmente pela vista privilegiada que se tem do andar superior. Se for ao entardecer então, pode ter certeza, é garantia de fotos perfeitas!

Bus hop-on hop-off Havana. La Habana. Cuba
O andar superior do ônibus turístico proporciona uma vista ampla e privilegiada de Havana

O ônibus turístico tem o custo de 10 Dólares ou Euros, o valor pode ser pago em dinheiro ou cartão, e a passagem é comprada diretamente no momento do embarque. O trajeto pode ser iniciado em qualquer uma das paradas estabelecidas e o horário de funcionamento atualmente (abril de 2020), é das 9h40 às 18h40.

Itinerário e tabela de horários do ônibus turístico

Texto e fotos: Raquel Verardi Gehl