Sabores de Cuba: Ensalada fría

Nem bem voltei e já sinto saudade de algumas coisas. Uma delas são os sabores cubanos! Apesar de muitos acharem que a comida cubana não tem nada demais, eu acho que é nos temperos que ela se destaca. Por lá um simples filé de peixe grelhado pode se tornar uma surpreendente explosão de sabores dependendo do lugar onde comemos. Justamente por isso daqui para frente vou reservar um dia da semana para dar dicas de locais para se comer bem pagando um preço justo!


Mas, para iniciar o papo gastronômico, quero dividir com vocês minha aventura culinária! Já que estou longe e com saudade das comidinhas cubanas, resolvi me arriscar e tentar fazer uma ensalada fría deliciosa que comi em dois lugares distintos. A mais gostosa comi na casa do meu amigo Esteban e foi preparada por sua esposa Sila. Não, não ficou exatamente igual, mas para a primeira vez ficou a contento!


Quem quiser tentar se aventurar, segue a receita:


Ah, importante, como a lactose não é muito minha amiga e não costumo usar açúcar refinado fiz algumas substituições que, ao meu ver, não modificaram em nada o sabor. As minhas alterações estão entre parênteses na receita.


Ingredientes:

1 abacaxi bem maduro

Tanto de açúcar quanto for suficiente para dourar o abacaxi (usei meia xícara de chá de açúcar demerara)

200 gramas de presunto magro

200 gramas de queijo (usei o colonial)

300 gramas de maionese (usei metade da medida de maionese sem lactose e metade de iogurte natural também sem lactose)

500 gramas de espaguete


Modo de preparo:

Corte o abacaxi em cubos e coloque na frigideira. Quando começar a soltar água vá colocando o açúcar aos poucos. Ele naturalmente vai ficando caramelizado e mais dourado. Aqui vai do gosto de cada um, como eu gosto mais crocante deixei ele secar bem e ficar queimadinho. Em uma vasilha bate a maionese para ela ficar com uma consistência mais cremosa. Depois adicione o presunto, o queijo e o abacaxi já frio. Reserve na geladeira. Faça o macarrão como de costume e deixe esfriar. Depois, é só misturar o espaguete ao molho e pronto, está feita a ensalada fría!


Dica:

Para o espaguete não grudar, coloque um fio de azeite de oliva antes de deixar esfriar. Se quiser colocar umas folhinhas de manjericão junto fica uma delícia!


Post especialmente dedicado aos meus companheiros de viagem Karine, Daniela, Eduardo, Pietra e Valdinei, que assim como eu toparam provar todos os sabores cubanos, e ao meu marido Robson que serviu de cobaia para experimentar a receita!


#EnsaladaFría #Gastronomia #SaboresCubanos #Receitas #Cuba #VoupraCuba

  • Facebook
  • Instagram

SOBRE NÓS

Me chamo Raquel. Sou jornalista e apaixonada por Cuba. Visitei a ilha pela primeira vez em 2009, voltei várias vezes e estou sempre planejando desembarcar novamente por lá. Meu intuito é auxiliar a todos aqueles que queiram desbravar esse lugar maravilhoso, independente do seu perfil e preferências. Para isso compartilho por aqui dicas de viagem e informações para quem deseja visitar a ilha, além de minhas próprias vivências e percepções. Ofereço também assessoria para elaborar roteiros, emitir passagens, selecionar hospedagens e documentação necessária. Tudo para tornar a viagem a Cuba tranquila e apaixonante!

@Todos os direitos de texto e imagem reservados a Raquel Verardi Gehl.                                                                 CNPJ 21.262.671/0001-09