História e uma bela vista da baía

Quem chega a Habana Vieja pelo lado portuário logo vê um imponente prédio com uma alta torre. Olhando de fora é impossível saber que dali tem-se uma das mais belas vistas da baía habanera.


Construído pela primeira vez em 1575 nesse mesmo local a Basílica Menor y Convento de San Francisco de Assis foi demolida em 1719, mesmo ano em que iniciaram as obras do atual prédio inaugurado em 1738.



Com 42 metros de altura sua torre foi considerada durante muitos anos a segunda mais alta de Cuba, perdendo apenas para a torre da propriedade Manaca Iznaga, localizada em Trinidad.


Em 1850, após um ciclone ter destruído parte da igreja o prédio teve de passar por uma grande reforma, o que ocasionou a perda de algumas características originais. No entanto, nada que abalasse o glamour da construção.

No local funciona atualmente o Museo de Arte Sacra. Não raro há músicos ao piano em frente ao altar da igreja, o que confere um clima bastante especial à visita.

Subindo na torre é possível ver diversas faces de Havana. E a vista, bem, a imagem abaixo fala por si só!



Ao lado da igreja há ainda um belo jardim em homenagem à vida e obra de Madre Teresa de Calcutá. Em meio a belos arbustos e flores estão obras de arte, uma imagem de Madre Teresa e uma pequena capela de igreja ortodoxa grega. Esse é, sem dúvida nenhuma, um belo lugar para fazer uma pausa na caminhada por Habana Vieja para um pouco de silêncio e descanso.


Serviço:

Basílica Menor y Convento de San Francisco de Assis

Endereço: Plaza San Francisco - Ofícios, entre Amargura y Teniente Rey.

Horário de funcionamento: diariamente das 9h às 18h. Entrada 2 CUC.

Horário de funcionamento do jardim: terça-feira à sábado, das 10h às 16h. Entrada franca. #Havana #Iglesia #Arquitetura #Cuba #VoupraCuba

  • Facebook
  • Instagram

SOBRE NÓS

Me chamo Raquel. Sou jornalista e apaixonada por Cuba. Visitei a ilha pela primeira vez em 2009, voltei várias vezes e estou sempre planejando desembarcar novamente por lá. Meu intuito é auxiliar a todos aqueles que queiram desbravar esse lugar maravilhoso, independente do seu perfil e preferências. Para isso compartilho por aqui dicas de viagem e informações para quem deseja visitar a ilha, além de minhas próprias vivências e percepções. Ofereço também assessoria para elaborar roteiros, emitir passagens, selecionar hospedagens e documentação necessária. Tudo para tornar a viagem a Cuba tranquila e apaixonante!

@Todos os direitos de texto e imagem reservados a Raquel Verardi Gehl.