Hemingway em Cuba

Quem, assim como eu, é leitor assíduo e apaixonado por Ernest Hemingway com certeza sabe de sua ligação com Cuba. O que nem todo mundo sabe é que Cuba também tem um caso de amor com o escritor, mantendo intacta sua casa em Havana e diversas lembranças suas espalhadas pela ilha.


Talvez a marca mais conhecida de Hemingway em Havana esteja em Habana Vieja, nos bares La Floridita e La Bodeguita del Medio onde, segundo Ernest, se serve o melhor daiquiri e o melhor mojito, respectivamente. Sobre o La Bodeguita e seu quadro com a célebre frase do escritor nós já falamos aqui.

Mas o que talvez você não saiba é que no La Floridita você tem a chance de encontrar pessoalmente com Hemingway através de uma estátua em tamanho real em seu canto preferido do bar: o balcão! Tá certo, você pode pensar "é somente uma estátua", mas é realmente emocionante poder ver de perto a figura de Ernest. É como se ele realmente tivesse ali, como de costume, tomando seu daiquiri.

Depois de degustar as bebidas favoritas de Hemingway, uma boa pedida é conhecer sua casa: a Finca Vigia. Residência de Ernest entre 1940 e 1961, ano e sua morte, a casa está localizada a cerca de 15 km do centro de Havana. Assim nomeada por estar em uma colina onde ficava um posto de vigilância do exército espanhol no início do século XIX, a propriedade possui quatro hectares e pode ser considerada uma pequena reserva ecológica.

A Fica Vigia, bem como todos os objetos pessoais de Hemingway, foi doada ao governo cubano por Mary Walsh, viúva do escritor, respeitando o último desejo dele. A propriedade é composta pela casa, por uma torre no topo da colina onde o Ernest criava suas obras, uma piscina e o iate Pilar. A casa está totalmente mobiliada e com os objetos pessoais de Hemingway, o que faz com que o visitante realmente sinta a presença do escritor.

Gosta de Ernest Hemingway? Faça uma imersão no mundo "habanero" do escritor e depois nos conte o que achou!

Ah, e se você me permite mais uma dica: leia El Viejo y El Mar! É uma história linda cheia de ensinamentos nas entrelinhas! <3

  • Facebook
  • Instagram

SOBRE NÓS

Me chamo Raquel. Sou jornalista e apaixonada por Cuba. Visitei a ilha pela primeira vez em 2009, voltei várias vezes e estou sempre planejando desembarcar novamente por lá. Meu intuito é auxiliar a todos aqueles que queiram desbravar esse lugar maravilhoso, independente do seu perfil e preferências. Para isso compartilho por aqui dicas de viagem e informações para quem deseja visitar a ilha, além de minhas próprias vivências e percepções. Ofereço também assessoria para elaborar roteiros, emitir passagens, selecionar hospedagens e documentação necessária. Tudo para tornar a viagem a Cuba tranquila e apaixonante!

@Todos os direitos de texto e imagem reservados a Raquel Verardi Gehl.                                                                 CNPJ 21.262.671/0001-09