Escolher e organizar a mala: um dilema!

Viajar é bom, mas não tem jeito: arrumar a mala sempre é uma dor de cabeça! Mais ainda se você decide, como eu, levar apenas bagagem de mão. Afinal, além das regras brasileiras temos que lidar com as restrições de artigos de cada país e peso permitidos por cada cia aérea.


Não sou o tipo de viajante que costuma levar a casa inteira na mala. Pelo contrário, sou bem básica e prática quando se trata de viagem.

Por isso mesmo minha companheira inseparável é uma mochila, daquelas que podemos “tapar” as alças com uma proteção e optar por usar como mochila ou mala. Acontece que, dessa vez, por se tratar de uma viagem que caminharei muito e terei muitas viagens (umas curtas outras nem tanto) de ônibus entre as cidades, optei por trocar minha velha mochila por uma bagagem de mão.

Viajarei de Copa Airlines e, segundo as regras da cia, a bagagem de mão não pode ter mais do que 115 cm de diâmetro total, tampouco pesar mais de 10 kilos. Mas é só isso? Sim! E, acreditem: tem espaço sobrando na minha mala. Dá uma espiada!



Como fui Bandeirante por muitos anos aprendi que a técnica do rolinho além de acomodar melhor suas roupas na mala também faz com que elas amassem menos. Recentemente descobri também uns sacos a vácuo feitos especialmente para viagem, ou seja, não precisa de aspirador para puxar o ar. Você pode tirar o ar enrolando o saquinho, super prático! Dai é só optar por já deixar seu saco como rolinho ou esticar. Incrível como diminui o espaço urilizado na mala. O peso, no entanto, continua sendo o mesmo!

Já que o destino escolhido por mim faz calor o ano inteiro estou levando apenas roupas leves e confortáveis e que me deem a praticidade de poder lavar caso precise. Para a noite agasalhos fininhos, já que estamos falando do inverno caribenho!

É preciso lembrar que á restrições severas com relação a líquidos para viagens internacionais: cada embalagem não pode ultrapassar 100 ml e os frascos devem ser transparentes, além de estarem em um saquinho também transparente e vedado com zip, assim como na foto!



O que isso quer dizer? Que não adianta levar um vidro de 200 ml de shampoo pela metade que ele não será aceito. Por isso, para evitar ter de deixar seus produtos no aeroporto, é melhor seguir a regra à risca. Para essa viagem estou levando: protetor solar, shampoo, condicionador, creme hidratante e creme depilatório. Também medicamentos líquidos: remédio para rinite e Olina. Além de maquiagem que, acredite, também entra na cota já que, por exemplo, a base é líquida. Contei e recontei os frascos e os ml, pois não pode passar de um litro. Espero, sinceramente, que dê tudo certo. Afinal, tanto esforço e ter que despachar a mala seria uma decepção!


De qualquer forma, fica a dica: sempre acesse o site da cia aérea que você irá viajar. Além das especificações normativas do Brasil nos sites você encontra também as regras da cia pois como já disse aqui eles mudam. Outro ponto importante é o peso da mala. Você deve considerar que quanto mais pesada a mala menos coisas você poderá levar. Como o limite na Copa Airlines é de 10 kilos optei pela mala Swisswin Sion Safebag que pesa apenas 2,1 kg.


A Copa permite ainda uma mochila pequena ou bolsa, a chamada bagagem acompanhada. Nela apenas o que poderá ser usado a bordo ou durante a conexão. No meu caso: documentos, um bloco, caneta, um livro, dinheiro, câmera, celular e carregadores.

Agora com tudo pronto, só esperar pelo embarque! Tem alguma dúvida sobre bagagem? Se puder te ajudar será um prazer! :) #Bagagem #Cuba #VoupraCuba

  • Facebook
  • Instagram

SOBRE NÓS

Me chamo Raquel. Sou jornalista e apaixonada por Cuba. Visitei a ilha pela primeira vez em 2009, voltei várias vezes e estou sempre planejando desembarcar novamente por lá. Meu intuito é auxiliar a todos aqueles que queiram desbravar esse lugar maravilhoso, independente do seu perfil e preferências. Para isso compartilho por aqui dicas de viagem e informações para quem deseja visitar a ilha, além de minhas próprias vivências e percepções. Ofereço também assessoria para elaborar roteiros, emitir passagens, selecionar hospedagens e documentação necessária. Tudo para tornar a viagem a Cuba tranquila e apaixonante!

@Todos os direitos de texto e imagem reservados a Raquel Verardi Gehl.                                                                 CNPJ 21.262.671/0001-09