Como fazer pagamentos em Cuba

Com a unificação da moeda, ocorrida em janeiro deste ano, muitas coisas têm mudado em Cuba. De todas, acredito que a maior mudança tenha sido a aceitação dos cartões de crédito e a circulação do Euro como moeda principal. Sim, é isso mesmo! Após mais de 60 anos os cartões de crédito voltaram a ser aceitos e se transformaram em uma das principais formas de pagamento na ilha. Pode parecer estranho, mas eu explico!

Cartão de Crédito em Cuba? Agora sim!

Em Cuba há uma rede de lojas chamadas Panamericana. Nelas são comercializados artigos de higiene pessoal, perfumaria, alimentação e bebidas. Há também La Casa del Habano, o melhor lugar para se comprar os famosos charutos cubanos. Em ambas as lojas, o pagamento agora é feito obrigatoriamente via cartão de crédito. Não, você não leu errado! É isso mesmo! As lojas determinam os valores em Moneda Libremente Convertible - MLC e o turista paga esse valor na moeda preferencial do seu cartão. Ou seja, se uma caixa de charutos custa 100 MLC e seu cartão de crédito for brasileiro, você pagará 100 Dólares pela compra. Afinal, os cartões de crédito brasileiros automaticamente taxam as compras no exterior em Dólar.

La Casa del Habano, rum e charutos especiais

Mas, e se você não tiver cartão? Aí reside o problema que ainda não foi solucionado na ilha pois, por hora, as lojas não aceitam papel moeda. A solução temporária é, caso você conheça algum cubano ou esteja hospedado em uma casa particular, pedir que um morador local compre com sua tarjeta MLC. E no dia a dia? A melhor opção seguem sendo os Euros! Se antes era preciso fazer câmbio sempre e pagar em Pesos Cubanos, agora já se encontram diversos lugares onde o Euro é aceito como se fosse a moeda do País. Na dúvida, converse e descubra a melhor opção para você. A cotação oficial é de 1 Euro = 24 Pesos Cubanos mas, em geral, os restaurantes aceitam 1 Euro = 90 Pesos Cubanos. Em alguns lugares você encontrará até 1 Euro = 100 Pesos Cubanos. Mas, atenção, não faça câmbios nas ruas ou em lugares não oficiais pois, além de ser proibido, você poderá receber moedas falsas. Sim, Cuba é um país de pessoas confiáveis mas, como em qualquer lugar, há de se ficar atento! Texto: Raquel Verardi Gehl Escrito em 28 de junho de 2022