Já comentei diversas vezes sobre a facilidade que Cuba oferecia de fazer câmbio logo na chegada pelo mesmo preço de qualquer casa de câmbio na cidade. Com a unificação da moeda, contudo, isso mudou. Os caixas eletrônicos, oferecidos para fazer câmbio rápido e sem burocracia no aeroporto, continuam existindo. O que mudou foi a valorização da moeda no aeroporto e nas ruas. O famoso câmbio paralelo. Enquanto no câmbio oficial o valor é de 24 Pesos Cubanos para 1 USD ou 28 Pesos Cubanos para 1 Euro, no mercado paralelo esse valor pode quadruplicar!
Sim, você não leu errado! Nos paladares, casas de hospedagem e alguns comércios, você poderá fazer a troca dos seus dólares ou euros por valores bem mais atrativos. Mas, cabe aqui fazer uma ressalva: tome muito cuidado ao trocar dinheiro nas ruas ou em lugares nos quais você não tenha referências. Apesar de Cuba ser um país seguro, há pessoas boas e más em qualquer lugar e, sendo assim, você pode correr o risco de adquirir notas falsas. Na dúvida, procure um local confiável ou recorra às casas de câmbio oficiais.
Caso você queira fazer câmbio no aeroporto, o processo é bastante simples: seleciona-se na tela a moeda com a qual será feita a conversão, passa-se o passaporte no leitor, digita-se o valor que será trocado e pronto! A máquina inclusive dá troco! Super prático! Se você preferir receber atendimento há duas casas de câmbio no aeroporto, mas prepare-se para enfrentar uma fila como essa que a Patricia Lamounier registrou! Texto: Raquel Verardi Gehl