Apesar de pequena, Cuba está repleta de bons destinos! Sejam praias, cidades do interior ou sua bela capital, há muto o que desfrutar na ilha. Abaixo, separei algumas cidades bacanas que merecem uma visita. Conhece alguma delas? Conte como foi sua experiência! 

Baracoa           Bayamo           Cienfuegos            Havana            Playa Girón           Remédios           Santa Clara            Trinidad            Varadero            Viñales

BARACOA

Terra pródiga em belezas naturais, com cultura e tradições, que, apesar de seus 500 anos, conserva seus valores indígenas. Foi aqui a primeira vila de Cuba onde Cristóvão Colombo desembarcou e, chegando a estas terras disse: ¨esta é a mais bonita terra que olhos humanos já hão visto¨. Cidade lendária, que mantém seu charme e história, e continua a ser o local perfeito para admirar as mais belas paisagens naturais que você pode imaginar.

1/5
 

1/1

BAYAMO

Fundada por Diego Velázquez em 1513 é a segunda cidade mais antiga da Cuba. Em seus primeiros anos viveu de contrabando, visto que era assediada constantemente por piratas. Em meados do século XIX tornou-se o berço da guerra da independência contra o colonialismo espanhol. Foi aqui, na Praça do Hino, onde pela primeira vez os cubanos cantaram seu hino nacional. Seu centro histórico foi restaurado e é um monumento nacional. Atualmente é uma pacata cidade e pertence à província de Granma.

 

CIENFUEGOS

É uma cidade de mar, pertencente ao Caribe, e, pelo seu tamanho e importância, o segundo porto do país. Cienfuegos deve a sua origem ao interesse de poder imperial espanhol para criar novas cidades em Cuba. Fundada por colonos franceses, em 22 de abril de 1819, sob o comando de Don Luis De Clouet, é a única cidade no país com essas características. Seu nome é dado em honra do capitão geral da ilha de Cuba: José Cienfuegos Jovellanos. Ruas de Cienfuegos foram originalmente fixadas formando grades. Sua arquitetura mantém abundante decoração neo-clássica. Atualmente a cidade possui ruas largas e retas, diversos passeios e parques, e mistura arquitetura moderna e antiga.

1/1
 

1/3

HAVANA

Unindo política, cultura, turismo e belos cenários, Havana é a capital de Cuba e possui atividades para todos os gostos e estilos. Com uma riqueza histórica e arquitetônica inegável, a cidade mantém em Habana Vieja boas opções de museus e restaurantes, onde é possível degustar a autêntica cozinha cubana. De duas fortalezas militares é possível ter magníficas vistas da cidade e acompanhar eventos exclusivos, como o Cañonazo, onde soltados devidamente trajados recriam uma uma  cerimônia militar do período colonial. Pela cidade, concertos e representações artísticas são frequentes. Destaque para o Gran Teatro de La Habana Alicia Alonso, que apresenta espetáculos nacionais e internacionais a bons preços.

 

PLAYA GIRÓN

Nomeada assim devido as repetidas visitas do pirata francês Gilberto Girón, a cidade foi fundada em 1604 e está situada ao extremo sudeste da Bahía de Cochinos. O local ficou mundialmente conhecido após uma tentativa frustrada do governo norteamericano que, com o intuito de destruir o êxito da Revolução Cubana, tentou invadir o país a partir de Playa Girón em 17 de abril de 1961. A cidade conta com um museu histórico-militar que relembram esses dias de guerra. Na margem oriental existem longas praias, praticamente virgens, onde pode-se desfrutar de descanso e banho, assim como praticar mergulho em um centro de mergulho internacional existente no local.

1/1
 

1/1

REMÉDIOS

Originalmente Villa San Juan de los Remédios, a cidade foi fundada em 1578. Está localizada a 45km ao norte de Santa Clara e a caminho do Cayo Santa María. Remédios foi uma das primeiras vilas fundadas por espanhóis e conserva de forma impecável seus antigos edifícios, seus passeios e parques. É, sem dúvida, uma das cidades coloniais mais encantadoras de Cuba. Local ideal para descanso, conta ainda com belos cayos na costa oeste.

 

SANTA CLARA

Também conhecida como Cidade do Che e Martha Abreu, Santa Clara abrange em torno do seu principal parque, Leoncio Vidal, considerado patrimônio nacional, edifícios de diferentes estilos arquitetônicos, desde o colonial, o neoclássico, passando pelo art decó, até o pós-modernista. É na cidade que está o Conjunto Escultórico Comandante Ernesto Che Guevara. Erguido para comemorar o 30º aniversário da batalha de Santa Clara, o monumento reúne os restos mortais de Che e de 38 guerilheiros mortos na Bolívia. Os traços da revolução, aliás, estão por todos os lados, seja através de esculturas, das marcas de tiro nas paredes de edifícios que se tornaram históricos, como no Hotel Santa Clara Libre, por exemplo. A cidade é imperdível para aqueles que desejam conhecer as conquistas de Fidel e seus companheiros, em 1959, e também para quiser conhecer um pouco mais da vida interiorana de Cuba.

 

1/1
 

TRINIDAD

Com suas ruas em pedra e sua gente hospitaleira e amável, Trinidad é ideal para aqueles que querem conversar com os moradores e conhecer como realmente funcionam as coisas em Cuba. Nas ruas as pessoas costumam sentar-se nas portas de suas casas e estão quase sempre dispostas a um bom papo. Com belas paisagens Trinidad parece ter parado no tempo, mantendo seu clima provinciano. A cidade oferece aos visitantes belas paisagens, belas praias, além de um passeio de trem até o Valle de los Ingenios, onde está a propriedade Manaca Iznaga. Nela uma torre com 45 metros de altura fornece aos visitantes uma bela vista de todo o vale.

VARADERO

Localizada na Península de Hicacos, Varadero possui mais de 20 km de exuberantes praias, com areia fina e águas cristalinas. É considerado o principal polo turístico do país, com uma vasta rede de hotéis e resorts. Além de suas praias Varadero possui outros atrativos, como cavernas, cayos, e uma bela reserva natural em sua porção noroeste. No balneário atracam anualmente numerosas embarcações de turistas que vão atrás de seus centros de mergulho, pescas em alto mar, além de suas atividades culturais e recreativas.

1/2
 

1/1
 

VIÑALES

Honônima do famoso Valle de Viñales, a cidade guarda os segredos de possuir as terras do melhor tabaco do mundo. O povoado em si é pequeno e rápido de ser percorrido, mas seu atrativo principal fica por conta de diversidade de possibilidades que tem para descanso e passeios junto à natureza. Cercado por montanhas, chamadas "cimarrones", e de cavernas que serviram de refúgio aos escravos negros que fugiam do abuso de seus donos, Viñales oferece ainda passeios a cavalo durante os quais é possível visitar as fazendas de tabaco onde mãos experientes produzem os famosos "puros" cubanos de forma artesanal. A poucos quilômetros da cidade há ainda excelentes praias. Ou seja, um lugar com excelente localização geográfica, também conhecido com o "Jardín de Cuba", que certamente merece uma visita.

  • Facebook
  • Instagram

SOBRE NÓS

Me chamo Raquel. Sou jornalista e apaixonada por Cuba. Visitei a ilha pela primeira vez em 2009, voltei várias vezes e estou sempre planejando desembarcar novamente por lá. Meu intuito é auxiliar a todos aqueles que queiram desbravar esse lugar maravilhoso, independente do seu perfil e preferências. Para isso compartilho por aqui dicas de viagem e informações para quem deseja visitar a ilha, além de minhas próprias vivências e percepções. Ofereço também assessoria para elaborar roteiros, emitir passagens, selecionar hospedagens e documentação necessária. Tudo para tornar a viagem a Cuba tranquila e apaixonante!

@Todos os direitos de texto e imagem reservados a Raquel Verardi Gehl.                                                                 CNPJ 21.262.671/0001-09

SANTA+CARA