VOU PRA CUBA, QUAL A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA?

Viajar requer organização, não tem jeito! E para complicar ainda mais a vida de nós, turistas, cada país possui uma regra diferente no que diz respeito à documentação necessária. Mas, para nossa sorte, Cuba possui regras bem simples!

 

Para entrar no país, é necessário visto, também conhecido como tarjeta turística, obtido através do Consulado de Cuba ou da companhia aérea. Em ambos os casos, o documento é válido por 30 dias e pode ser prorrogado por mais um mês. Se quiser embarcar sem preocupações, você pode solicitar o visto ao Consulado. No site oficial, você pode ver o passo-a-passo para solicitar o serviço consular. ​Mas, se você é do tipo tranquilão e quer economizar, pode solicitar a tarjeta turística no momento do embarque, diretamente no balcão da Copa Airlines. A taxa é de 25 USD por pessoa.

Documentação de viagem. Carteira de vacinação, Passaporte, Voucher de Viagem

Para viajar será necessário apresentar o Certificado Internacional ou a Carteira Internacional de Vacinação que comprove a vacinação contra a Febre Amarela. Ambos os documentos são emitidos pela Anvisa e podem ser solicitados diretamente no site. Clique aqui e solicite o seu.

Você vai precisar ainda de um seguro viagem. Antes de emitir o seguro, informe-se, pois alguns cartões de crédito fornecem esse serviço para seus titulares e dependentes sem qualquer custo. Caso esse não seja o seu caso, teremos prazer em ajudá-lo a encontrar o seguro que melhor se encaixa no seu perfil de viagem. Se quiser orçar, clique aqui.


É recomendado também levar algum comprovante do local de hospedagem dos dias iniciais da viagem. Independente de ser hotel ou casa particular, você precisará de um documento onde conste o endereço , seu nome e as datas em que você estará hospedado no local. Não raro, essas informações são solicitadas no momento do desembarque. 

 

Para facilitar os trâmites no aeroporto, preencha o Formulário de Entrada em Cuba disponiblizado pelo Ministério do Turismo de Cuba. Clique aqui e acesse.
 

Por último, mas de extrema importância, está o Passaporte. Em Cuba, a única exigência é que ele esteja válido na data de volta da viagem. Ou seja, por lá, não há necessidade de providenciar outro documento caso a data de vencimento esteja abaixo de seis meses. Fique atento apenas caso viaje sem data de volta definida. Ainda não tem Passaporte? Solicite aqui.

Importante: Os viajantes que contratam os serviços da Vou pra Cuba recebem os vouchers de viagem impressos em seu endereço de preferência!


Chegou a hora de embarcar? Não esqueça do check-list:
- Tarjeta de Turista
- Comprovante Internacional de vacinação da Febre Amarela
- Seguro Viagem
- Passaporte válido
- Comprovante de hospedagem

- Formulário para entrada em Cuba preenchido

 


Para facilitar a vida dos viajantes, o Ministério do Turismo de Cuba criou um manual para vajantes! Clique aqui e baixe o seu.

Se sua dúvida for específica, sugerimos entrar em contato com o Consulado de Cuba. Eles estão prontos para atender suas necessidades e sanar suas dúvidas! O contato poderá ser feito através do e-mail consuladocuba@uol.com.br

ATENÇÃO!
Com a situação pandêmica bastante controlada, Cuba alterou as exigências para entrada na ilha. As novas medidas valem desde 6 de abril de 2022.

 

Confira, abaixo, a nota oficial do Ministério do Turismo de Cuba:
"En correspondencia con la situación epidemiológica internacional y nacional de la COVID-19 y los niveles de inmunización alcanzados, se han decidido realizar las siguientes modificaciones a los requisitos de entrada al país como parte del Control Sanitario Internacional.

• Eliminar como requisito de entrada al país la presentación de una prueba para COVID-19 (Test de antígeno o PCR-RT) realizada en el país de origen, así como el certificado de vacunación anti-COVID-19.

• Mantener la toma de muestra para estudio de SARS CoV-2 (gratuito) de forma aleatoria a viajeros en los puntos de entrada al país, teniendo en cuenta la cantidad de vuelos, la entrada de embarcaciones y el riesgo epidemiológico que represente el país de origen.

• De resultar positiva la muestra tomada en el punto de entrada se procederá según los protocolos aprobados en el país para el control clínico-epidemiológico de la COVID-19.

• Mantener todos los flujos y medidas implementadas en todos los puntos de entrada al país que garanticen el distanciamiento social y la desinfección de las manos y superficies.

• Mantener el uso obligatorio de la mascarilla en todos los puntos de entrada al país."